Início » Noticia » ParáPaz inaugura polo de inclusão Cabanagem
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

ParáPaz inaugura polo de inclusão Cabanagem

terça-feira, 23 Julho, 2019

Foi inaugurado na manhã de ontem, 22, o polo de inclusão ParáPaz no bairro da Cabanagem. O espaço é integrado à Escola Estadual "Prof. José Valente Ribeiro" e pretende atender boa parte da comunidade através de projetos sociais como o "Geração Digital" e "Espaços Abertos", que fazem parte do Territórios pela Paz (TerPaz), também iniciando ontem a segunda etapa do programa no bairro.

"Estamos implantando hoje no polo, dois projetos que trarão oportunidade e lazer. Vamos oferecer inclusão digital para jovens e adolescentes e proporcionar atividades de lazer para todas as idades, inclusive para idosos", informou Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz.

Raynara Silva, 17 anos, estudante do 3° ano do ensino médio, está matriculada na primeira turma do curso de informática e acredita que ao terminar, o currículo seja ainda mais valorizado no mercado. "Com o curso, devo conseguir melhores oportunidades, com melhores salários" disse. Já a outra aluna, Natália Cunha, 21 anos, está ansiosa para o início das aulas, pois há um tempo iniciou um curso, mas não concluiu e viu no projeto a oportunidade da qualificação gratuita. "Já tive acesso à informática, mas tive que parar. Agora vou adquirir mais conhecimento e dar continuidade de onde eu parei", finalizou.

Fotos: Ana Paula Lima

Para a diretora da escola, Ivanilda Vieira, a utilização do espaço será muito bem utilizado e os projetos vão suprir uma necessidade muito grande da população. "Alguns jovens acham que a tecnologia é apenas rede social, e com o curso de informática, ministrado por um professor, eles vão aprender a navegar com responsabilidade, utilizando o conhecimento para mudar sua realidade e sair daqui com um curso de qualidade", ressaltou.

Durante a programação, uma das atrações foi o grupo de dança "É preciso saber viver", que existe há 7 anos e conta com 25 idosos. "Para entrar precisa ter mais de 60 anos" alertou dona Maria Júlia, coordenadora e dançarina. "Vamos começar a ensaiar no polo, que fica mais perto de casa e a comunidade vai querer participar. Acho que o grupo vai aumentar".

Continuidade - Ray Tavares ainda ressaltou que os serviços iniciados ontem vão continuar. "Viemos para ficar. Durante a semana vamos estar com nossa equipe aqui no polo à disposição para ajudar. Trabalhando para trazer novos projetos de políticas públicas. Não queremos apenas entregar certificado, queremos abrir caminhos para a geração de emprego e renda e fornecer ao cidadão um espaço seguro com atividades que o tirem da ociosidade", afirmou a presidente da ParáPaz.

Serviço - Os projetos são oferecidos gratuitamente durante a semana. A primeira turma do "Geração Digital" fechou todas as 70 vagas ofertadas. Os adolescentes entre 14 e 29 anos que desejam participar do curso, deverão procurar a coordenação do polo Cabanagem. A cada 2 meses abre uma nova turma. As atividades dos "Espaços Abertos" acontecem todos os dias, de 9h às 11h e é livre para todas as idades.

 

Por Ascom/ParáPaz