Início » Noticia » ParáPaz Enem reuniu estudantes em dois dias de aulão
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

ParáPaz Enem reuniu estudantes em dois dias de aulão

sexta-feira, 11 Outubro, 2019

 

O primeiro aulão ParáPaz Enem, em parceria com a Faculdade Faci | Wyden, realizou-se em dois dias. O primeiro foi quinta-feira (10) no auditório da faculdade, em Belém, e sexta-feira (11) os alunos foram recebidos no auditório da Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo, em Ananindeua.

Com o objetivo de exercitar o conteúdo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Faci disponibilizou professores que ministraram aulas de português e matemática gratuitamente para os alunos inscritos nos dois municípios.

“Qualquer iniciativa em prol da educação é satisfatória. Isso vai fazer com que os alunos estejam mais preparados e encorajados para que tenham um desempenho mais eficaz na realização da prova. Eles precisam planejar o tempo e traçar metas”, comentou o professor de língua portuguesa, Marcelo Penha, que falou, também, sobre como o tempo pode ajudar e atrapalhar no momento do exame. “A zona de conforto ao fazer a redação é de 1h10, passar mais tempo escrevendo pode prejudicar o andamento da prova”, concluiu o professor.

Oportunidade - A maioria dos participantes já concluiu o ensino médio e estuda somente em casa, por isso aulas como essas são tão importantes para os estudantes. O caso da Emily Caroline (17) é um deles. Ela conta que terminou o ensino médio em 2018 e ao fazer o Enem ano passado, sentiu dificuldade com as questões de matemática, por isso sempre se matricula em aulas extras. “Acho importante participar de aulão. Já participei de muitos, mas sempre tinha que pagar uma taxa ou levar alguma coisa em troca da matrícula e às vezes muitas pessoas não tinham acesso. Esse é meu primeiro aulão gratuito e  fiquei muito feliz, vou sair daqui mais confiante!”, agradeceu a estudante.

Foram duas horas para cada disciplina, sendo que de 14h às 16h, a primeira aula foi de português e redação, e de 16h às 18h, de matemática. Dezenas de alunos praticaram exercícios e tiraram todas as dúvidas a respeito da prova.

Marcos Murakami, professor de matemática, disse que “a matemática é cansativa porque são 45 questões com cálculos” e que os alunos devem manter a calma, principalmente, e tentar organizar o tempo para que consigam terminar sem ter que “chutar” respostas. “Eles (alunos) passam o ano todo estudando e precisam manter a calma na resolução da matéria. Aproveitamos os aulões para incentivá-los e dar dicas essenciais antes do exame”, completou.

ENEM - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante e colabora para: autoavaliação, acesso à educação superior: Sisu | Prouni | Instituições Portuguesas, acesso a financiamento e apoio estudantil: Fies | Prouni e desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro de 2019.

 

Por Nathalia Mota (Ascom/ParáPaz)