Início >> Noticia >> Mover discute em Barcarena integração da rede de garantia de direitos
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Mover discute em Barcarena integração da rede de garantia de direitos

segunda-feira, 25 Junho, 2018
O encontro de capacitação da rede de garantia dos direitos das crianças e adolescentes, promovido pelo Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover) nesta segunda (25) e terça-feira (26), será o último do primeiro semestre de 2018. O evento é realizado no município de Barcarena, nordeste do Pará, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Neste primeiro dia participaram servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Defensoria Pública do Estado, Secretaria Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais (Seeips), Polícias Civil e Militar, e de outros órgãos. Foram ministradas palestras sobre fortalecimento e integração da rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
 
O público-alvo é composto por pedagogos, conselheiros tutelares, assistentes sociais, professores, técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), psicólogos e operadores de direitos. Foi discutida a proposta de atuação municipal e identificadas as necessidades para seu fortalecimento.
 
Inclusão - A pedagoga Michele Monteiro, conselheira tutelar de Barcarena, destacou a importância da palestra do assistente social da Fasepa, Domingos Campelo, abordando o trabalho que desenvolve na educação regular inclusiva, principalmente com os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. "Participar do encontro nos propicia aperfeiçoar nosso atendimento ao alunado, principalmente aos jovens infratores. A escola sozinha não dá conta de fazer este atendimento. Então, além da atenção a esse jovem, fortalecemos a rede e sabemos para onde encaminhar e como proceder, visando sempre à garantia dos seus direitos", disse Michele Monteiro.
 
No primeiro semestre de 2018 o Mover já passou por Castanhal, Itaituba e Altamira, finalizando as atividades em Barcarena, onde mobiliza os municípios próximos e fortalece o sistema de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. "O Mover vem cumprindo com seu objetivo, de fortalecer e integrar a rede, mobilizando os operadores com a finalidade de garantir os direitos das crianças e adolescentes. Encerramos o primeiro semestre de 2018 em Barcarena, mas integrando a rede de Abaetetuba. O Mover vem deixando nos municípios os planos já com as integrações, sempre em prol da defesa dos direitos dessas crianças e jovens, promovendo e fortalecendo a cultura de paz no Estado", destacou Mônica Altman, presidente da Fundação Pro Paz.
 
Na terça-feira (26), o evento começará às 8h30, com a construção do plano municipal, dividido nos eixos proteção/ promoção e defesa e controle social. As atividades serão encerradas às 12h30.
 
Por Emanuele Corrêa