Início >> Noticia >> Fundação Pro Paz e Sectet ofertam cursos profissionalizantes para jovens e adultos
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Fundação Pro Paz e Sectet ofertam cursos profissionalizantes para jovens e adultos

terça-feira, 25 Setembro, 2018
A busca pela qualificação acirra, de acordo com a demanda de mercado que exige que os profissionais estejam qualificados e atualizados. Foi em busca desta qualificação que o estudante de 18 anos, Murilo Costa ingressou no curso de Mecânica de motores oferecidos pela Fundação Pro Paz, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). "Eu procurei o curso porque eu ainda não tenho profissão, mas eu tenho interesse por carros e por motores e eu gosto muito de aprender sobre coisas novas. O conhecimento adquirido aqui me dá uma perspectiva de futuro e profissão e até mesmo para o meu dia a dia, quando eu tiver um carro.", disse o estudante.
 
São 14 cursos de qualificação, com cerca de 280 jovens, de 17 a 29 anos, participando de formação inicial, na modalidade presencial, em todo Pará. O objetivo é fomentar ações para geração de emprego, renda e promoção da cidadania em 12 municípios paraenses, afim de capacitar os jovens locais e inseri-los no mercado de trabalho.
 
Quando o curso têm vagas excedentes é a oportunidade de convidar quem está na fila de espera, por não preencher os primeiros requisitos, como é o caso do seu Eduardo Cordeiro, de 51 anos que também faz parte da turma de mecânica de motores, em Ananindeua. Eduardo que ja atua na área da mecânica aproveitou a oportunidade para se atualizar e pensa em abrir uma oficina com um colega de turma "Estou procurando me profissinalizar, mas também me atualizar, já que o curso traz um conteúdo muito atual. Eu já trabalho, mas com o que eu aprendi com a vida, agora eu tenho conhecimento prático e teórico para isso. Este conhecimento específico fez eu aprimorar meus serviços e chegar mais rápido a resolução e olha que eu já trabalho há 20 anos", disse Eduardo.
 
Os cursos ofertados são “Mecânico de automóveis leves”, “mecânico de motocicleta”, “mecânico de motores a diesel”, “costureiro industrial do vestuário” e  “eletricista de redes de distribuição de energia elétrica”. As aulas iniciaram no dia 13 de agosto e finalizam no próximo dia 9 de outubro. "O  curso tem uma grande de 160 horas, eles aprendem o básico de motores, diagnóstico, suspensão, freio e uma parte de eletricidade. Para os jvens microeempreendedores é ecelente e para quem já está no mercado, vai aprimorar as tecnologias que existem na industria automobilística", disse o Professor Izaías Pinheiro.
 
Por Emanuele Corrêa.