Início >> Noticia >> Agricultores são beneficiados com serviços da Caravana Pro Paz Cidadania
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Agricultores são beneficiados com serviços da Caravana Pro Paz Cidadania

sexta-feira, 4 Maio, 2018
Agricultores familiares da Colônia do Cruzador, a 50 quilômetros de Marapanim, foram beneficiados, nesta sexta-feira (4), com a Caravana Pro Paz Cidadania. No segundo dia de ação na região, os trabalhadores receberam os serviços de emissão de d
ocumentos de identidade, entre outros.
José Evaristo Queirós, de 57 anos, foi acompanhado da esposa atualizar seus documentos. “Minha identidade está rasurada e eu precisava de uma nova. Eu deixei um dia de trabalho na lavoura, para vir aqui tirar meu RG. Não é um dia de trabalho perdido, é uma oportunidade única que não poderia ser desperdiçada, toda a comunidade está sendo beneficiada", comemorou o agricultor.
 
A emissão da certidão de nascimento também foi muito procurada pelo público. Maridalva Gonçalves Freire, 49 anos, conta que não tem condições de pagar pelo serviço. “Esta ação é muito importante pra assegurar a cidadania da gente, porque não temos dinheiro para pagar. Assim podemos investir o dinheiro para comer, porque eu tenho 4 filhos em idade escolar e tudo gera gastos”, disse.
 
A ação é realizada por meio de parcerias, com a Polícia Civil, Seaster, Defensoria Pública, entre outros, mas o trabalho se fortalece com a ajuda dos moradores locais que se voluntariam a participar da ação. Um deles é seu Cleudenilson Modesto Gonçalves. “Meu trabalho é plantar, colher e vender, mas quando meus vizinhos não têm o que comer, eu dou para eles e eles também me dão quando eu preciso. Por isso eu vim aqui ajudar, vim ajudar meus vizinhos e outros moradores a garantir a sua cidadania. Eu acredito nesta ação e assim me sinto mais útil ajudando", afirmou.
 
"Trazer os serviços até a Colônia do Cruzador é muito gratificante, pois a comunidade tem dificuldade para chegar a Marapanim; aqui eles têm a possibilidade de receber o serviço no dia e de maneira gratuita", disse Vagno Ramos, coordenador do Pro Paz Cidadania.
 
A caravana Pro Paz Cidadania é uma iniciativa da Fundação Pro Paz e continua percorrendo os municípios paraenses até o mês de junho, levando mais cidadania a população paraense.
 
Por Emanuele Corrêa