Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

O Governo do Pará inaugurou a 62ª Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) na manhã desta sexta-feira (1). O município beneficiado foi Capitão Poço, no nordeste paraense, que passa a ter em um só lugar a infraestrutura de atendimento das Polícias Civil e Militar, além de ações da Fundação Pro Paz. O governador Simão Jatene, o senador Flexa Ribeiro e o deputado estadual Antônio Tonheiro participaram da entrega junto com secretários de Estado, prefeitos e vereadores.

“Não é simplesmente uma delegacia que nós estamos fazendo. O que a gente está querendo é mudar a cultura. A cultura no sentido de que a violência não leva a lugar nenhum. É por isso que isso não é uma delegacia, isso é uma Unidade Integrada Pro Paz, que procura defender a cultura de paz para que as pessoas possam conviver, respeitando as suas diferenças”, afirmou o governador Simão Jatene ao fazer a entrega da unidade de segurança pública.

O governador lembrou que as obras públicas são feitas com recursos do contribuinte. “Essa é uma obra feita com o recurso de todos os paraenses. Então eu só tenho que agradecer a cada um dos paraenses pela confiança, pois eles são de fato os grandes donos das obras realizadas”, destacou o Jatene, ao lembrar a importância do equilíbrio das contas públicas para a realização de obras que beneficiam a população.

“Cada uma das esferas de governo tem que fazer esse esforço e tem que saber que só pode trabalhar dentro das suas receitas. Sem isso não é possível investir”, ponderou.

Antes da entrega oficial, a UIPP de Capitão Poço já estava de portas abertas para a população. O lavrador Antônio Pessoa foi visitar o prédio da Unidade Integrada e aprovou o que viu. “Ficou muito bonito. Isso vai ser uma boa coisa para o nosso município”, avaliou. “Acredito que a segurança do nosso município vai melhorar 100%”, disse a servente Miriam Ferreira, que fez questão de participar da inauguração da unidade.

Para a comerciante Zulani Mota, que tem uma boutique na mesma rua da unidade de segurança, a inauguração da UIPP é sinônimo de uma cidade mais segura. “Pra gente é ótimo porque a nossa cidade está precisando de segurança. Estou muito feliz com a chegada dessa UIPP no nosso município, que beneficia tanto a gente, quanto as pessoas que vivem nas cidades vizinhas”, afirmou.

O prefeito de Capitão Poço, João Tonheiro, agradeceu o investimento do Governo na cidade. “Essa é uma obra maravilhosa que o nosso município recebe da mão do governador Simão Jatene. Agradeço em nome de toda população da cidade”. Na ocasião, o prefeito disse que deseja que o seu município faça parte do Programa Municípios Sustentáveis, desenvolvido pela secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu). “Nessa semana vou para Belém para assinar o documento e fazer parte desse programa que é muito importante para os municípios do Pará”, reiterou.

A titular da Semsu, Izabela Jatene, parabenizou a iniciativa da gestão municipal de Capitão Poço. “Agora nós vamos aguardar ansiosamente a presença do prefeito na secretaria para que a gente possa construir uma agenda de maneira pactuada, sobretudo definindo quais são as prioridades dos municípios”, destacou a secretária ao falar da importância da sociedade em ajudar a construir essa agenda.

Investimentos - A UIPP de Capitão Poço recebeu investimento de R$ 1.537.463,54 na construção do prédio. Também foram investidos R$ 107.761,00 na aquisição de material de informática e de mobiliário. O prédio abriga sete salas, sendo cinco utilizadas para atendimento à população, e duas de custódia. Possui ainda, quatro alojamentos, para o uso de policiais civis e militares, além de uma copa/cozinha e uma sala de convivência para os policiais.

Para o delegado geral de Polícia, Rilmar Firmino, a integração entre as polícias fortalece o serviço prestado para a população. “Esse formato de dividir espaço com a Polícia Militar é o ideal. Além de otimizar recursos, ela cria um vínculo muito grande entre as polícias, o policiamento ostensivo preventivo e a polícia judiciária”, avaliou o delegado geral que acredita que atualmente não se pode mais conceber o trabalho das polícias em separado. “Mesmo que as atribuições sejam diferentes, o objetivo é um só: combater a violência e a criminalidade”.

O Pará é referência no que diz respeito à integração das forças de segurança pública e as UIPPs contribuíram para esse parecer. “É um projeto arrojado, com uma estrutura muito boa para quem trabalha na segurança pública e isso demonstra o respeito ao servidor e a população que precisa dos serviços oferecidos na unidade”, observou Rilmar Firmino.

O projeto do governo do Pará é construir 80 UIPPs em todo o estado. Em setembro serão inauguradas cinco novas Unidades Integradas Pro Paz nos municípios de Água Azul do Norte, Brejo Grande do Araguaia, Faro, Gurupá e Mocajuba. Até o final do ano, o governo deve chegar à marca de 75 UIPPs entregues.

Reformas – Em Capitão Poço, o governador também visitou a Escola Estadual Padre Vitaliano Maria Vari, onde constatou a necessidade de reformas. As obras devem ser feitas em parceria com a prefeitura municipal para agilizar o andamento dos reparos. Jatene também manifestou a possibilidade de ajudar na conclusão do estádio municipal, em parceria com a prefeitura.

Por Dani Filgueiras