Início da busca
Início do Conteúdo
Versão para impressãoEnvie por email

Após a abertura oficial, as crianças participaram de atividades lúdicas, show animado por palhaços e oficinas de pintura. Foto: Fernando Moura / Divulgação

A manhã desta quinta-feira (12), Dia das Crianças, foi marcada por brincadeiras e muita animação por conta da inauguração de mais um polo do programa Pro Paz nos Bairros no distrito de Outeiro, que passa a funcionar no Clube dos Oficiais do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro Itaiteua. Com isso, a Fundação Pro Paz amplia o alcance do programa, levando atividades de esporte, lazer e cultura para um número maior de crianças e adolescentes da ilha.

A cerimônia que marcou a implantação do novo polo contou com a participação do presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt; da secretária de Estado dos Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene; do presidente do Clube dos Oficiais do Corpo de Bombeiros, Alessandre Francês Brito; do comandante do 10° Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Ulisses Lobo, e da deputada estadual Cilene Couto, entre outras autoridades. 

"A construção deste polo tem todo um simbolismo, especialmente pelo diálogo aberto com a comunidade, que foi fundamental para que estivéssemos aqui hoje. Neste espaço vamos integrar serviços de saúde, odontologia, acompanhamento psicológico e assistência social, assim como as atividades de esporte e lazer. O polo vai atender 200 crianças, que se somam a outras 120 que são atendidas no Instituto Bola Branca, também na ilha de Outeiro", pontuou Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz.

A secretária de Estado dos Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, que representou o governador Simão Jatene na ocasião, destacou a participação da instituição ‘família’ no fortalecimento da cultura de paz. "Cada vez que implantamos um novo polo, resgatamos o compromisso que temos com a comunidade e com as famílias. E digo famílias não só no conceito convencional que temos desses núcleos, refiro-me também às várias formações familiares que precisam ser compreendidas, respeitadas e acolhidas”, assinalou.

Para Izabela, é preciso antes de tudo fazer com que as pessoas se sintam parte e também donas desse espaço, para se integrarem cada vez mais nas atividades. “Com isso teremos 320 crianças e adolescentes atendidos somente em Outeiro com esse trabalho, que é um sucesso pelas parcerias e pelo empenho da comunidade", finalizou.

As parcerias firmadas pelo Pro Paz nos Bairros ao longo desses anos garantem a continuidade e o sucesso das ações. O programa trabalha em conjunto com equipes multidisciplinares e entidades fortes. A participação do Clube dos Oficiais do Corpo de Bombeiros, representado na figura de seu presidente, Alessandre Francês Brito, reafirma isso. "O sentimento que vem à tona é de felicidade e gratidão. Estar cedendo este terreno e assinar este termo com a Fundação Pro Paz significa poder estar perto da comunidade e fomentar a execução dessas atividades, ajudando a fortalecer os vínculos familiares e sociais desses jovens", pontuou Alessandre.

A parceria se estende também à Polícia Militar, que atua dentro das escolas de Outeiro por meio do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. “Desenvolvemos há alguns um trabalho de cunho semelhante, mas com foco na prevenção e conscientização da crianças e jovens sobre o perigo das drogas nas escolas, levado a estabelecimentos de ensino de Icoaraci, Outeiro, Tenoné e Parque Guajará. Só no primeiro semestre deste ano já formamos 664 crianças, e para o segundo estimamos formar mais 1.400", informou o tenente coronel Ulisses Lobo, do 10° Batalhão da Polícia Militar.

Após a abertura oficial, as crianças participaram de atividades lúdicas, show animado por palhaços e oficinas de pintura. Na ocasião foi realizado um ato simbólico de matrícula, com a entrega dos uniformes do Pro Paz a 12 crianças. "É um projeto muito bom que está sendo implantado no bairro. Esses meninos precisam praticar atividades quando não estão na escola pra evitar de ficar na rua, que tá cheia de perigos, como as drogas. O amor e apoio das famílias são fundamentais, assim como se manterem ativos", disse Cláudia Peçanha, que estava com os filhos na inauguração. 

O evento terminou com a entrega de brinquedos e distribuição de lanches para as crianças e seus familiares. Rose, que é líder comunitária e esteve presente em todo o processo de execução e planejamento do polo, comentou: "Estou feliz e emocionada, pois o Pro Paz está trazendo serviços que ajudam a resgatar os nossos jovens das ruas. Itaiteua precisava disso e eu peço à população que aproveite intensamente este polo, pois é uma grande conquista nossa".

Por Emanuele Corrêa

O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, e a secretária Extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, estiveram presentes no evento e receberam uma homenagem
PROPAZ Bairro08, Dezembro

Festival de dança consagra trabalho da Fundação Pro Paz

Izabela Jatene, Jorge Bittencourt com o grupo 'Caminhos' em noite de Dança Pará. Foto: Macio Ferreira. O ballet...

Leia mais
 Alunos do Pro Paz ganham espaço para treinar futebol
PROPAZ Bairro01, Novembro

Alunos do Pro Paz ganham espaço para treinar futebol

Na manhã desta quarta-feira (01) a Fundação Pro Paz por meio do Pro Paz nos Bairros assinou um termo de cooperação...

Leia mais
PROPAZ Bairro06, Setembro

Fundação Pro Paz abre cadastro de reserva para arte educadores

Está aberto o edital de credenciamento para Arte Educadores da Fundação Pro Paz. O objetivo do edital é compor o quadro...

Leia mais
PROPAZ Geral06, Setembro

Fundação Pro Paz abre cadastro de reserva para arte educadores

Está aberto o edital de Credenciamento para Arte Educadores da Fundação Pro Paz. O objetivo do edital é compor o quadro...

Leia mais